Aprenda como criar uma rádio web




Edição:Portal EBC
O Ponto Com Ponto Br dessa segunda-feira (9) deu dicas para quem quer criar sua própria rádio na Internet. O editor de tecnologia doPortal EBC, Leyberson Pedrosa, explicou passo a passo para montar uma rádio web.

O primeiro caminho, de acordo com o editor, é ter um projeto, traçar o que você quer fazer na rádio. Questões como será ao vivo, gravado, ou os dois. “Não adianta querer fazer um projeto que suas mãos não alcancem”, disse Pedrosa.


É importante também que a pessoa possua um computador, um microfone e um fone de ouvido. Na internet, você terá que escolher o servidor de rádio web. “São esses sites/computadores que retransmitirão o seu programa para muitas pessoas. Tem servidor pago, gratuitos e aqueles considerados livres ou seja, que buscam promover o direito à comunicação.” O editor deu três dicas de sites e servidores voltados para projetos sociais e sem fins lucrativos: giss.tv, radiolivre.org e dissonante.org.

Nesses sites, existem tutoriais e indicações do programa que você vai instalar no seu computador para se conectar com esse servidor e transmitir os dados de áudio do seu microfone.

Feito isso, é a hora de transmitir seu programa, no horário definido e divulgar o link do player pelas redes sociais.

Confira a entrevista completa:

00:00
07:53



Na semana em que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realiza uma programação especial em homenagem ao Dia Mundial da Rádio, dia 13 de fevereiro, O Ponto Com Ponto Br dessa segunda-feira (9) discutiu a aproximação da internet com esse meio de comunicação tão tradicional na vida das pessoas.

 Produzido em parceria com a equipe do Portal EBC e Rádios EBC, o Ponto Com Ponto Br vai ao ar toda segunda-feira, às 17h.

Comentários