Ato com Dilma e Alice em Salvador reúne cerca de 100 mil pessoas

Portal Vermelho - 23 de setembro de 2016 


  
Em um carro aberto, Dilma e Alice desfilaram junto aos manifestantes, que seguiram da Praça do Campo Grande, no fim da tarde, até a Praça Castro Alves. Elas estavam acompanhadas do governador do estado, Rui Costa (PT); do ex-governador Jaques Wagner (PT); e da candidata a prefeita do PT em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Moema Gramacho.

A passeata foi encerrada no início da noite, com a concentração dos manifestantes na Praça Castro Alves, onde foi realizado um ato político. Em cima de um trio elétrico, Dilma fez um discurso de cerca de meia hora, em que fez duras críticas ao consórcio construído no Brasil para promover o golpe em seu mandato. Para ela, a intenção do pacto é de retirar direitos sociais do povo e abafar o combate à corrupção.



Dilma lembrou do áudio em que o senador Romero Jucá (PMDB-RR) revela que o processo de impeachment seria uma maneira de atuar para acabar com a Operação Lava Jato e, assim, evitar que os apoiadores fossem os novos alvos das investigações sobre corrupção. “Não teve nenhum governo que mais defendeu o combate à corrupção do que o meu e o do presidente Lula.”

Prisão de Mantega

Na oportunidade, a presidenta cassada também condenou a prisão do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, pelo juiz Sérgio Moro, na 34ª fase da Lava Jato. “O Mantega tem moradia conhecida. É uma pessoa que tem uma mulher dentro de um hospital, tratando de um câncer. A pergunta é: por que prenderam? A resposta é: para influenciar na campanha eleitoral. Lamentamos profundamente esse fato”, disse.

Para Dilma, a prova de que a tentativa é de influenciar nas eleições é a seletividade na condução das investigações e nas notícias. “Tem gente fazendo investigação seletiva e tem gente fazendo notícia seletiva.”

Eleições

Ao se dirigir aos eleitores de Salvador, Dilma pediu votos para os candidatos e candidatas que foram contra o golpe e que possuem compromisso com a luta dos trabalhadores. “As pessoas me pedem: ‘Volta, Dilma’. Votar em quem defende a democracia é uma forma de me fazer voltar”, afirmou.

Dilma também ironizou o adversário de Alice Portugal, o atual prefeito ACM Neto (DEM), que disse ter ajudado a “colocar o metrô a andar”. “Eu aprendi uma palavra do ‘baianês’ que explica bem o que estão fazendo em Salvador em relação ao metrô. A palavra é ponga. Estão querendo pongar nessa obra que só andou com o governador em parceria com o governado federal, em meu mandato.”

Alice Portugal e Moema Gramacho não falaram no ato político por impedimento da legislação eleitoral. Após o ato, Alice participou de um debate na TVE e falou sobre a atividade, que considerou como uma das maiores manifestações da história política de Salvador.


De Salvador,
Erikson Walla

Comentários