Parlamento da Venezuela aprova início do julgamento político contra Maduro

Defensores do presidente venezuelano Nicolas Maduro demonstram apoio ao líder nas ruas de Caracas em 25 de outubro de 2016
.
Sputnik News - 25/10/2016 - 17:58

Por maioria da oposição, a Assembleia Nacional Venezuelana aprovou nesta terça-feira (25) o início de um julgamento político que pode levar à destituição do mandato do presidente Nicolás Maduro.

Aprobado Acuerdo de inicio de la evaluación y determinación de la responsabilidad política del Presidente de la República. 

Nesta terça-feira (25), em meio a gritos e protestos dos chavistas, a Assembleia Nacional da Venezuela iniciou um julgamento político que pode levar à destituição do atual presidente Nicolás Maduro.

Os parlamentares também votaram a favor de que Maduro compareça a uma sessão na casa legislativa.  A Constituição venezuelana não prevê qualquer forma de impeachment. A única maneira de fazer um procedimento semelhante exige que a Suprema Corte do país tenha a última palavra. Porém, segundo relata a RT, a direita no Parlamento se declarou há um mês em desacato ao tribunal e no último domingo desafiou abertamente sua autoridade. Enquanto isso, os partidários de Maduro se mobilizam e marcham agora para a Assembleia Nacional.

Fuerzas bolivarianas se movilizan en  para rechazar "golpe parlamentario" de la mayoría opositora en Asamblea Nacional de 

No domingo (23), a Assembleia Nacional aprovou uma declaração afirmando haver uma "ruptura da ordem constitucional e a existência de um golpe de Estado" no país, supostamente cometido pelo governo de Maduro em relação ao bloqueio do referendo revogatório. O partido governante, por sua vez, denunciou a existência de uma nova Operação Condor em curso na Venezuela para tirar o presidente do poder. As Forças Armadas do país manifestaram apoio a Maduro e rejeitaram a teoria do golpe.

Comentários